0

House of Data – A grande inovação da NETFLIX usando ciência de dados

Olá, amigos!

Mais uma vez estou de volta nesse espaço da UbiCity, com o objetivo de trazer para o nosso dia a dia, as inovações que o pessoal da ciência de dados tem desenvolvido. Antes de mais nada, quero agradecer aos feedbacks que recebi do texto anterior, em especial os dos senhores Rafael Boff e Ademar Queiroz.netf1

Mas vamos ao que interessa, hoje quero falar de uma aplicação da ciência de dados que está tendo cada vez mais sucesso, para os consumidores e principalmente para os empreendedores que a utilizam. Esse grande sucesso é simplesmente uma plataforma online de filmes, vídeos e seriados popularmente conhecida como NETFLIX.

Não quero entrar em detalhes sobre a história de criação, e de transformação de um simples negócio de aluguel de filmes, em uma empresa que tem valor de mercado de quase US$ 40 bi e mais de 60 milhões de clientes.net2

O que nos interessa, por enquanto, é a grande sacada que a NETFLIX teve, ao fazer refinada análise de Big Data, e já ter a certeza que a série House of Cards seria um sucesso, antes mesmo de ser filmada. Isso mesmo, imagina você que pensa em montar um negócio e já antecipar que terá 100% de chance de muita gente querer comprar seu produto. Parece algo muito distante de nossa realidade, mas na verdade é só um grande cruzamento de uma série de informações.

Mas como a NETFLIX fez isso? Primeiro de tudo, eles têm um grande banco de dados que se multiplica a cada segundo, afinal são dezenas de milhões de clientes. Nesse banco de dados, está registrado quando você assiste filme de terror, quando você assiste de humor, se você assiste no computador, na smarTV, no tablet ou no smartphone. Além desse básico e mais óbvio, a NETFLIX faz uma grande mineração de dados e consegue inferir qual é a temática que agrada mais, qual a temática a evitar, que tipo de ator tem melhor recepção da audiência. As possibilidades de análises e inferências são infinitas.HouseOfCardsAnalytics

Grandes varejistas, como a Amazon também já fazem isso há muito tempo, no entanto fazem de forma retrospectiva, analisando o comportamento passado de seus consumidores e tentando, quem sabe acertar nas decisões. O grande diferencial da NETFLIX está no uso dos dados ativamente de forma a antecipar o comportamento do consumidor, já tomando decisões com absoluta certeza que vão acertar.

Pensando em tomar decisões mais acertadas possíveis, os engenheiros da UbiCity estão desenvolvendo o UbiPlaces, uma plataforma de inteligência geográfica que conecta várias fontes de dados e permite ao usuário uma série de aplicações, como escolher onde alugar ou comprar um imóvel, tendo em mente várias preferências. Além de escolher a quantidade de quartos e se o imóvel tem janela para o nascente, o UbiPlaces pode te indicar o nível de escolaridade da vizinhança, o IDH, índice de criminalidade, quantidade de padarias, farmácias, petshops e até mesmo a distância/tempo de deslocamento casa-trabalho. Já imaginou que interessante?ubiplaces

Bem pessoal, por hoje é isso. Até a próxima!

Lincoln Guabajara

Economista e empreendedor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *